quinta-feira, 11 de abril de 2013

PALEO, um Novo Estilo de Vida

Caros amigos.

Sou obeso. Estou acima do meu peso ideal. A algum tempo atrás, por volta de uns 5 meses mais ou menos, conheci este novo conceito. Muitas pessoas chamam de dieta paleolítica, ou somente dieta paleo. Eu, particularmente não chamo de dieta, e sim de estilo de vida, pois eu acredito que estes hábitos devem ser seguidos para sempre.

Hoje, ainda estou acima do peso ideal para mim, mas o meu peso está a cada semana diminuindo mais. Estou sentindo menos fome, mais saciado, mais disposto, mais feliz e muitos outros benefícios.


Mas o que é o "Estilo Paleo de Vida"?

Muitas pessoas que me conhecem pessoalmente, têm se espantado com minha nova fisionomia cada vez mais esguia ( mas ainda longe do meu objetivo ). Quando explico o estilo paleo, ficam incrédulos. Este foi um dos motivos pelo qual criei este blog. Toda esta mudança na minha vida, pra melhor, foi graças a pessoas que também encontraram este estilo e o estão difundindo estas verdades, com fundamentos científicos e comprovados. Agradeço a todas as minhas fontes de inspiração e com o tempo vou dando o devido crédito em cada publicação.

Nestes últimos 5 meses vi na balança meu peso diminuir 20Kg. Tenho mais 25Kg pela frente. E posso dizer com segurança que é possível SIM.

Passei 9 anos da minha vida engordando a cada ano. Tentei todas as dietas imagináveis e inimagináveis. Tomei até azeite (óleo de soja) e copos de água com colheradas de açúcar, isso na tal dieta xamgrilá.

Vocês devem estar se perguntando: Tá Gabriel mas o que você está fazendo então?
E vou responder. Mas é muita informação. Sei que deve ter muitas pessoas na mesma situação que eu estava. Por isso vou dar alguns passos iniciais pra começar já a por em prática!


Primeiro, Seu Objetivo! Tome a decisão Hoje!

O que você quer? Onde quer chegar?
Imagine-se atingindo seu objetivo. Como vai se sentir? Feliz consigo mesmo(a)?
Imagine-se magro(a), em forma, usando aquelas roupas que você não se sente bem usando hoje.
Imagine-se recebendo elogios. Mentalize isto.
É aí que você quer chegar, e você vai chegar!
Muitos já conseguiram.
Esta fase de tomar a decisão é muito importante e eu passei por ela também.No momento que você toma esta decisão e esta decisão vem de dentro pra fora, você toma atitudes imediatas. Eu por exemplo, no mesmo dia liguei para uma academia e cortei o açúcar do cafezinho ;p
Você começa a enxergar oportunidades em tudo que olha. Isso por que você definiu um objetivo e tomou a sua decisão.

Segundo, Mudando alguns hábitos.

Para resumir um pouco esta postagem, que já está ficando longa, vou deixar umas dicas básicas, as quais eu sigo todos os dias.



Como devo comer? Comida de verdade.

Fonte: Lowcarb-Paleo Dr. Carlos Souto. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/
Se eu tivesse que reduzir ao mínimo o conceito da dieta paleolítica low carb, o conceito todo poderia ser condensado nos seguintes 3 pontos:

1) Evitar açúcar
2) Evitar grãos (e abolir o trigo e seus derivados)
3) Consumir comida de verdade (definiremos melhor este conceito, abaixo)

O que se segue é uma adaptação do excelente blog de Andreas Eenfeldt.

   O básico.



  • Comacarne, peixes, ovos, vegetais que cresçam acima do solo e gorduras naturais (como coco, azeite de oliva, manteiga).
  • Evite: açúcar e alimentos com amido (como pão, massas, arroz e batatas). Evite especialmente os derivados de trigo (escreverei o motivo no próximo post)
Coma quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito. Não conte calorias, pelo mesmo motivo que você não conta quantas vezes respira por minuto - contar calorias é um conceito bizarro e ineficaz. E esqueça os produtos industrializados "low fat" - procure sempre comida de verdade.


   Coma o quanto quiser dos seguintes alimentos (menos o milho da foto!)


  • Carnes: Qualquer tipo de carne. Carne de gado, porco, aves, carne de caça. A gordura da carne não é problema, assim como a pele do frango (clique aqui para ficar tranquilo em relação à gordura). Idealmente, os animais devem ter comido grama e não ração à base de grãos.
  • Peixes e frutos do mar: Todos os tipos. Peixes gordurosos como salmão, cavala ou arenque são ricos em omega-3. Não coma à milanesa, por causa do trigo.
  • Ovos: Em todas as suas formas: fervidos, mexidos, omeletes. Um dos alimentos mais saudáveis e completos. Contém literalmente TODOS os nutrientes necessários para produzir uma ave viva! Se você não consome açúcar e grãos, seu colesterol não subirá (leia o resto do blog).
  • Gordura natural: Manteiga, a gordura dos alimentos, azeite de oliva, maionese de azeite de oliva, óleo de coco. São saborosos e saciantes. Óleos de sementes não são naturais (soja, milho, etc). Muito menos margarina, gordura vegetal hidrogenada, etc.
  • Vegetais (saladas):   Alface,  tomate  couve-flor, brócolis, couve, couve de bruxelas, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, e muito mais. E você pode incrementar com maionese, queijo, ovos picados, bacon, manteiga, etc. 
  • Laticínios: a dieta paleolítica não contém laticínios. O leite puro é mal tolerado por muitas pessoas. A lactose é um tipo de açúcar que, embora não seja doce, eleva a insulina e sabota a dieta. Assim, deve   ser evitado. Os produtos fermentados (queijo, iogurte natural com gordura, coalhada, manteiga) e os ricos em gordura (preferencialmente com mais de 40% de gordura, como a nata e a manteiga) podem ser consumidos por aqueles que não apresentam intolerância aos mesmos. 
  • Nozes: excelente substituto para salgadinhos e pipoca. Inclui noz pecan, castanha do pará, castanha de cajú, pistache. Contém algum carboidrato, de modo que é bom evitar o excesso. Prefira as nozes in natura. Evidentemente não estão incluídas nozes com revestimentos açucarados.
  • Frutas vermelhas: Pobres em açúcar, podem ser consumidas com moderação. Ficam ótimas com nata.


         Não Coma:
    • Açúcar: sem exceções. Refrigerante normal, doces, sucos de fruta, bebidas "energéticas" ou para esportes, chocolates, bolos e tortas, sorvetes, cereais matinais.
    • Amidotodos os derivados do trigo (pães, massas, não importa se for integral ou não, se for preto ou branco, se for de centeio ou de 7 grãos, simplesmente não coma), inclusive produtos em que o trigo não é evidente (camarão à milaneza tem farinha de trigo, molho branco também). Arroz, batatas, mingaus, aveia, granolas também são amido. Pão de queijo tem polvilho - amido. Antes que você pergunte, os vegetais (saladas) contém muito mais fibras e nutrientes do que os grãos.
    • Margarina: o oposto de comida de verdade. Imitação industrial de manteiga, associada a várias doenças e com gosto ruim. 
    • Cerveja: é pão líquido. Cheio de maltose, um açúcar não doce, que eleva a insulina e acumula gordura na barriga.
         Com Moderação
    • Frutas: As frutas silvestres, que nossos antepassados paleolíticos consumiam, eram pobres em açúcar. As frutas modernas, cultivadas, foram selecionadas por milhares de anos de agricultura e contém muito mais açúcar e frutose do que as originais. Mais ou menos como comparar um poodle e um lobo. Assim, se você é diabético ou tem dificuldade para perder peso, evite o excesso de frutas, especialmente as muito doces. As frutas vermelhas contém muito pouco açúcar e podem ser consumidas com mais liberalidade. O coco e o abacate quase não contém açúcar.
    • Álcool: Não eleva a insulina, portanto não engorda, mas dificulta a perda de peso se consumido em excesso. Dito isso, o consumo moderado de bebidas alcoólicas sem açúcar (vinho ou espumante seco, por exemplo) pode ser feito de forma eventual.

         Considerações sobre "comida de verdade"

    • Veja as fotos acima. Estas fotos ilustram o conceito de "comida de verdade" ("real food"). Se eu perguntar como se faz um bife com ovo, a reposta é "faça um bife e um ovo na chapa e junte os dois". Mas se eu perguntar como se faz Sucrilhos, ou um salgadinho Cheetos? Tenho até medo de saber a resposta. É preciso uma fábrica, processos industriais, corantes, conservantes, enfim, não é comida de verdade. Se você espremer uma azeitona, você produzirá azeite de oliva extra-virgem. Mas você precisa de uma planta industrial para produzir e destilar óleo de soja, algodão ou milho. Se você deixar o leite talhar, você terá um iogurte. Mas a maioria do que se vende como iogurte no supermercado é na verdade uma "bebida láctea" na qual a gordura foi removida e, para que não fique sem gosto, a "coisa" é engrossada com "goma xantana", lecitina de soja, leite em pó, estabilizantes, corantes, aromatizantes e finalmente recebe um rótulo com a foto de uma fruta. Como regra geral, comida de verdade é um produto que deve ser consumido fresco, se não estraga. Desconfie de todos os alimentos processados que venham dentro de uma embalagem, com rótulo e ingredientes impronunciáveis.

    Fonte: Lowcarb-Paleo Dr. Carlos Souto. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário