sábado, 13 de julho de 2013

Treino e dicas para Correr sua primeira 5K

Vamos nos mexer um pouco?
Hoje vou dar umas dicas de treino e mais algumas coisinhas para ajudar você a correr sua primeira corrida de 5K. Pelo menos o que deu certo pra mim. A algum tempo atrás eu mal conseguia caminhar uma hora. Hoje consigo correr mais de 5K. Mês passado corri minha primeira corrida de rua de 3K. Até o final do ano quero correr uma de 5K. Sei que comentei que já estou correndo mais de 5K, mas minha eficiência ainda não está boa como em 3K e não quero fazer feio.

Bom, antes de tudo temos que escolher um bom tênis, pois corrida é um esporte de médio impacto e a longo prazo se não praticado com o devido cuidado pode gerar algumas lesões.

Como escolher um bom tênis?

Primeiro: Quando você vai a uma loja de tênis, existem tênis especiais para cada esporte. Para o nosso caso, normalmente você vai ver algo indicando "Running". Na dúvida pergunte ao atendente da loja, ele saberá o que você está procurando. Se você escolheu um tênis pra "Running" confortável, você já fez metade do caminho.

Segundo: Devemos descobrir o tipo da nossa pisada. Existem três tipos de pisada, veja afigura abaixo:

Faça um teste caminhando em cima de uma folha de papel com o pé molhado e compare para ver com qual tipo seu pé se encaixa melhor.



Existem tênis especiais para cada tipo de pisada, otimizando assim o sistema de amortecimento e diminuindo as chances de ocorrer lesões. Na maioria dos sites de venda de tênis da internet indicam esta característica e inclusive tem alguns que te auxiliam na escolha do tênis ideal como este:

http://www.procorrer.com.br/portal/tenis-ideal/

Veja uma figura com as características de um tênis running no site:


Para o próximo post, farei uma continuação deste mostrando uma tabela de treinos para começar a correr!!

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário