sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Super Queima de Gordura (Protocolo Tabata)

Olá.

Terceira postagem na mesma semana, mas é por um bom motivo! Nesta postagem quero apresentar pra vocês o "Protocolo Tabata". É um sistema de exercícios intervalados de alta intensidade com duração de 4 minutos e promete uma queima de gordura eficaz e rápida.

Izumi Tabata

Tabata foi fundada por um cientista japonês chamado Izumi Tabata e colegas em um departamento de fisiologia no Japão. Izumi e seus colegas cientistas decidiram realizar um estudo para comparar o treinamento de intensidade moderada com treinamento de alta intensidade.

Ele realizou os testes em dois grupos de atletas, um dos grupos utilizou o treino de intensidade moderada e outro usou o treinamento intervalado de alta intensidade.

No grupo um, os atletas estavam treinando em intensidade moderada (70% de intensidade), durante cinco dias por semana para um total de seis semanas, com cada sessão de treinamento com duração de uma hora.

O grupo dois treinado exercícios de alta intensidade durante 4 dias por semana, para um total de 6 semanas, com cada sessão com duração de 4 minutos, a 20 segundos de treinamento intenso (170% de intensidade) e 10 segundos de descanso.

O Resultado

O Grupo 1 teve um aumento significativo no sistema aeróbio (sistema cardiovascular). No entanto, o sistema anaeróbio (músculos) ganhou pouco ou nenhum resultado.

Grupo 2 mostrou muita melhoria em todos os seus atletas. Seus sistemas aeróbios aumentou muito mais do que os do grupo 1, e seus sistemas anaeróbios aumentou em 28%.

Conclusão? Não só treinamento intervalado de alta intensidade têm mais impacto sobre os sistemas aeróbicos, como teve um impacto sobre os sistemas anaeróbios também.


Outro benefício desse protocolo é aumentar muito o metabolismo. Após uma sessão de treino seu ele continua alto por longo período. Isso é extremamente eficaz para queimar gordura. Por isso o TABATA é muito eficiente para quem deseja diminuir a gordura corporal. Inclusive provou ser uma ótima alternativa para diminuir a gordura abdominal.
O sistema consiste em executar um esforço em alta intensidade, por pouco tempo e em repetidas vezes.


Então, como seria uma atividade baseada no "Protocolo Tabata"

Qualquer exercício pode ser incorporado ao treinamento Tabata. No entanto, a estrutura básica do método  Tabata deve seguir a diretrizes abaixo:

• 4 minutos de duração (Tempo da Sessão no total)
• 20 segundos de treino intenso
• 10 segundos de descanso
• Total de 8 "rounds"

Logo 8 x 30 (20 + 10) = 4

Você também encontra aplicativos de cronômetro dedicados para as atividades Tabata

Você tem a liberdade de escolher o exercício. Não precisa ser as oito repetições do mesmo, pode por exemplo fazer dois exercícios intercalados.

Dicas importantes:
  • Tenha o aval do médico para realizar exercícios físicos, principalmente de alta intensidade.
  • Utilize exercício(s) que você consiga fazer nas 8 séries.
  • Exercícios muito complexos podem causar acidentes (uma barra pode escapar da sua mão ou um erro de postura pode machucar sua coluna). Se não tiver muita habilidade prefira os mais simples.
  • Não dá para fazer na esteira. Já que a velocidade demora em aumentar há perda de tempo nesse ajuste.

Exemplos de Atividades



Para finalizar, Tabata é um método de treinamento intervalado de alta intensidade, que oferece mais benefícios à saúde do que o exercício cardiovascular tradicional. É curto, eficiente e pode ser praticado em casa inclusive.