sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cheguei no Platô, não perco mais peso. O que fazer?


Este é um assunto muito abordado em comentários de blog e outros meios em que o assunto é perda de peso. Comigo está começando a acontecer. Faço uma dieta LCHF (Low carb High Fat) usando carboidratos Páleo, cortando açúcares e grãos. Perdi neste ultimo um ano e meio, cerca de 30 quilos. Mas nos últimos 3 meses a minha perda de gordura foi de 2 quilos. Bom, minha dieta continua a mesma, por que a minha perda de peso desacelerou se ainda estou 20 quilos acima do meu peso ideal?

Após constatar este "platô" resolvi fazer com mais frequência exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT), mas o platô ainda continua a me incomodar. Então comecei a encontrar outra questão do emagrecimento. O emagrecimento está relacionado com o fator da insulina e isto já foi bastante discutido aqui. Mas tem também outra peça chave, para manter um emagrecimento saudável e talvez dar um empurrão no platô.

A Flora Intestinal

Nossa flora intestina tem cerca de 100 trilhões de bactérias (de um a um quilo e meio). Ao todo, as bact
érias superam as células do seu corpo por cerca de 10 a 1.  Somos praticamente uma colônia de bactérias.
As bactérias intestinais são parte de seu sistema imunológico, e os pesquisadores estão descobrindo que os micróbios de todos os tipos têm um papel fundamental em inúmeras áreas de sua saúde. Por exemplo, as bactérias benéficas, também conhecidas como probióticos, tem demonstrado que:

  • Modula sua resposta imunológica e reduz a inflamação 
  • Produz vitaminas, absorve minerais e eliminar toxinas 
  • Controle da asma e reduz o risco de alergias 
  • Beneficiar o seu humor e saúde mental 
  • Aumente a perda de peso

As bactérias benéficas também controlam o crescimento de bactérias causadoras de doenças, competindo por espaço e fixação em seu colo. Isto é de grande importância, uma vez que as bactérias e outros micróbios patogênicos menos benéficos podem causar estragos em sua saúde, se estiverem e número superior. Ela também pode afetar seu peso, como você verá a seguir.

Por todas estas razões, e mais, sempre é recomendo uma dieta rica em alimentos integrais, não processados ​​juntamente com alimentos cultivados ou fermentados. Um suplemento probiótico de alta qualidade também pode ser um aliado útil para restaurar o equilíbrio saudável para suas "bactérias do bem" especialmente quando se toma antibióticos, que além de eliminarem as bactérias ruins, causam um estrago na sua flora.

Desequilíbrio de bactérias em seu intestino pode ser agravada por alimentos processados ​​que foram pasteurizados ou esterilizados. Outros fatores que afetam a sua flora intestinal incluem onde você vive, sua idade, seu nível de estresse, e qualquer problema de saúde que possa ter. Como os alimentos processados​​, açúcar também promove o crescimento de leveduras e fungos causadores de doenças.

Dieta e estilo de vida prós e contras


 Em geral temos basicamente uma pequena lista para auxiliar no que ajuda a sua flora intestinal, e o que não ajuda. Quando se trata da dieta, coma alimentos frescos, não adulterados principalmente inteiros , tendo o cuidado de evitar açúcares e alimentos processados ​​/ pasteurizados e geneticamente modificadas de todos os tipos . Acrescente a isso uma boa quantidade de alimentos fermentados tradicionalmente a cada dia e você já terá dado um bom começo.


  • Coma alimentos de procedência, com poucos agrotóxicos ( alimentos orgânicos ) procure por pequenos agricultores na sua região.
  • Antibióticos ( também notar que a maioria carne compradas em açougues normalmente vem de gado criado com antibióticos. Para evitar é um pouco mais complicado, é difícil encontrar carne de procedência, de gado criado no pasto hoje em dia , mas na dúvida pergunte se é Friboi  ;p 
  • água clorada
  • sabão antibacteriano
  • poluição

Alimentos "para a vida" 


Em contraste com o efeito de pesticidas dos alimentos processados ​​e açúcar sobre o estado de sua saúde, alimentos fermentados atuam como fertilizantes naturais,  você vai proporcionar nutrientes e promover o crescimento de bactérias saudáveis ​​no seu trato digestivo. Por anos os seres humanos têm usado alimentos fermentados para melhorar a saúde intestinal. Como um benefício adicional, alimentos fermentados são também alguns dos melhores agentes "detox" disponível, o que significa que pode ajudar a livrar o corpo de uma grande variedade de toxinas, incluindo metais pesados ​​e pesticidas. Exemplos de alimentos fermentados saudáveis ​​incluem:


  • Chucrute, picles e outros vegetais fermentados 
  • Produtos lácteos fermentados, como iogurte e kefir feito a partir de alimento não pasteurizado
  • laticínios 
  • Miso 
  • Tempeh 
  • azeitonas
  • Coma comida de verdade


Atualmente estou interessado em alimentos fermentados, e Kefir. Assim que achar material interessante sobre eles posto aqui, e claro, com o resultado das minhas experiências ;)



Fonte Principal: How Probiotics May Aid Your Weight Management

Nenhum comentário:

Postar um comentário